Como estruturar o blog post perfeito

Dicas Digital Marketing Marketing marketing de conteúdo

Um blog de sucesso demanda muito mais que um layout atrativo, imagens bem produzidas e conteúdos frequentes. É preciso pensar em cada blog post que será publicado na sua página.

É preciso que tudo esteja perfeitamente alinhado para obter um blog post perfeito, isso inclui título, corpo de texto, parágrafos chamativos, design escaneável de texto, além das imagens ilustrativas.

Como andam os seus conteúdos? Acha que eles são suficientes? Confira a seguir o que é um blog post perfeito e como estruturar o seu.

Elementos essenciais

Alguns elementos são essenciais para estruturar o seu blog post. O primeiro deles é o SEO, que possui um papel central em fazer com que seu conteúdo seja encontrado por mais pessoas, trazendo os melhores resultados após sua publicação. Quando bem feito, o SEO pode gerar muitos resultados a longo prazo.

Outro fator essencial é o marketing de conteúdo. Apesar de conhecido por aqui, é sempre importante lembrar que essa estratégia é capaz de gerar valor para o seu negócio e ajuda a atrair leitores e pessoas interessadas no seu nicho de atuação, melhorando também o seu relacionamento com esses leitores.

Estruturando o blog post em 6 passos

Agora você vai descobrir quais os tópicos que deve listar antes mesmo de iniciar a redação de um blog post.

1. Pense no que deseja comunicar
Antes de começar pesquise sobre o tema do seu post, faça uma lista do que precisa comunicar para os seus leitores e liste todos os possíveis tópicos que serão abordados.

2. Liste as palavras-chaves que serão compradas
Esse é um ponto essencial para conseguir um blog post perfeito, defina sua palavra-chave ligando-a ao conteúdo em questão. Utilizar esse recurso faz com que o Google encontre seu texto mais facilmente e o direcione para o público-alvo que está buscando sobre o assunto.

Alguns blog posts repetem a mesma palavra-chave diversas vezes ao longo do texto, porém essa abordagem é repetitiva e cansa o leitor.

3. Elabore um bom título
Essa é a primeira coisa que seus leitores verão, por isso, é importante que o seu título seja atrativo e relevante. Se você não se atentar a isso, poucas pessoas se darão ao trabalho de clicar no seu blog post.

4. Estruture o texto
Faça um rascunho do seu texto, estruture o início, meio e fim. Na introdução apresente o problema para o leitor, contextualize o assunto e instigue para que continuem lendo.

O ideal é dividir seu texto em intertítulos, não faça um texto corrido gigante. Segmente suas ideias em pequenos intertítulos para tornar a leitura mais agradável.

5. Defina um link interno relacionado ao assunto
Você já publicou algum blog post de assuntos correlatos? Se a resposta for sim, você pode linkar o conteúdo antigo ao novo para direcionar o tráfego e aumentar os acessos dentro do seu site.

6. Defina as imagens
Imagens de qualidade e bem colocadas chamam a atenção para o seu conteúdo e elevam sua credibilidade com o leitor. Escolha ilustrações relacionadas ao tema, imagens e até mesmo infográficos que ilustrem melhor os dados que você precisa apresentar.

Ninguém gosta de ler conteúdos genéricos e pobres em conteúdo. E criar um blog post perfeito exige dedicação, pesquisa e inspiração. Reveja nossas dicas e saiba como tornar o seu blog uma referência para seus leitores.

Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *