Churn Rate: o que é e como reduzir para sua empresa crescer

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Se você é dono de uma empresa e deseja um crescimento sustentável e uniforme, com datas e metas bem estabelecidas, saiba que é necessário conhecer alguns conceitos básicos e aplicá-los para que isso aconteça.

Um dos conceitos mais importantes quando se fala em manutenção e crescimento de um negócio é o Churn Rate.

Ainda não sabe o que é?
Continue lendo para saber mais!

O que é o Churn Rate?

O termo é por muitas vezes traduzido como rotatividade de clientes, essa é uma das métricas mais utilizadas quando é preciso avaliar como anda a saúde financeira de um negócio.

A métrica é usada especialmente para segmentos SaaS (Software as a service, ou Software como um serviço, em tradução para o português) e de tecnologia.

Para ficar mais fácil de entender essa métrica, vamos comparar o seu negócio como uma plataforma de streaming de vídeos, que funciona através de pacotes de assinatura.

Neste caso, o “Churn” representa o número de clientes que cancelaram os serviços, ou seja, que deixaram de assinar o software de streaming.

Como calcular o Churn Rate da sua empresa?

Calcular o churn rate do seu negócio é uma tarefa aparentemente simples: basta dividir o total de cancelamentos pelo número de usuários ativos no seu software/serviço.

Acha que acabou? Não é só isso.
Imagine que você tem 100 clientes ativos no mês, mas perdeu 20. Logo a conta a ser feita é:

Churn = 20 /100 = 0,2

Parece pouco, mas esse não é o Churn Rate da sua empresa.

Para isso é preciso multiplicar esse resultado por 100 para saber a porcentagem exata que definirá o Churn Rate do negócio.

Logo:

Churn = 20 /100 x 100 = 20%

Agora, com o resultado real é possível afirmar que o Churn Rate, a taxa de cancelamento ou rotatividade de clientes do seu negócio é de 20%.

Saiba como reduzir o Churn Rate do seu negócio

Seja indispensável.
Essa é a frase de ordem para quem deseja diminuir ao máximo o percentual de churn rate. Afinal, para não perder clientes é preciso gerar valor e conquistá-los.

Mostre interesse pelas críticas, ofereça promoções, mantenha-os bem informados com conteúdo relevante e atrativo. Além de tudo isso, realize pesquisas de satisfação para avaliar a percepção do cliente sobre o seu negócio.

Quer saber mais sobre churn rate e outras ferramentas úteis para o seu negócio? Continue acompanhando as notícias da Agencia Sala 4!

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