5 métricas que você deve acompanhar no Facebook

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Quem possui uma página no Facebook já está cansado de saber a importância de produzir conteúdo relevante e frequente para a rede social.

No entanto, não adianta postar conteúdos periódicos e não fazer o acompanhamento do alcance da página, engajamento, horários de maior acesso, etc.

Mas para saber isso é preciso acompanhar as métricas disponibilizadas pela rede.

Com o Facebook Insights (Informações, em português) fica muito mais fácil realizar o acompanhamento e melhorar seus resultados.

Confira a seguir 5 métricas que você deve acompanhar.

1. Resumo de tudo

Essa é a função básica da página inicial da aba de informações do Facebook.

A “Visão Geral” oferece um panorama ampliado de todas as métricas da sua fanpage, entre elas as Ações na Página, Prévias, Visualizações, Alcance, Curtidas e Recomendações.

Além disso, essa seção possibilita que você filtre os resultados por data atual, dia anterior, última semana e últimos 28 dias.

2. Alcance

Essa métrica é uma das queridinhas dos administradores de páginas de Facebook.

Ele é avaliado pelo número dos usuários que receberam impressões da publicação.

Lembre-se que na maioria dos casos o seu alcance será menor que as impressões, pois um único usuário pode ser impactado pelo mesmo conteúdo diversas vezes.

O alcance é medido pelo número de pessoas que receberam a publicação no Feed de Notícias.

Os números dessa métrica são relativos 28 dias após a publicação do post e os valores são diferentes para alcance total, orgânico e pago.

Se um usuário vê o seu post de forma orgânica e, posteriormente, por um anúncio, ele será incluído nas duas categorias.

3. Curtidas

As curtidas são uma das métricas que funcionam como um termômetro para medir a popularidade da sua página do Facebook.

Nesta aba é possível visualizar o total de curtidas da sua Página desde a criação, o total líquido e de onde vieram os likes.

Como dito anteriormente, o total geral mostra todas as curtidas que a página do Facebook recebeu desde sua criação. Essa métrica varia pouco ao longo dos meses, mas alterações significativas de curtidas (seja um aumento ou decréscimo) podem ajudar a medir a imagem da página e a relevância dos conteúdos para o público.

Já o total líquido mostra o total de curtidas, indica quantas pessoas deixaram de seguir a página do Facebook, as curtidas pagas e orgânicas.

Por fim, o gráfico com a origem das curtidas permite identificar quantos usuários chegaram através de anúncios, quantos começaram a curtir depois que a página apareceu nas sugestões, quantos foram até a página e muito mais.

4. Engajamento

Imagine a seguinte cena: sua página no Facebook tem 1 milhão de curtidas, mas suas publicações não geram reações, comentários ou compartilhamentos.

Se for assim, de que adianta ter um alto número de curtidas? Por isso, acompanhe a métrica de engajamento.

Com ela você terá dados de envolvimento com sua publicação e poderá avaliar quantos compartilharam, curtiram e comentaram suas publicações.

Pensando de maneira lógica, para quem deseja aumentar o número de curtidas na página, deve investir em aumentar o engajamento dos seus fãs.

Dessa forma, quanto mais pessoas comentarem ou compartilharem suas publicações, maior será o alcance e, possivelmente, maior serão as curtidas na página.

5. Vídeos

Esse formato tem se tornado um queridinho do público e também dos administradores de páginas no Facebook.

Isso porque os algoritmos da rede priorizam esse tipo de conteúdo, desde que sejam publicados na plataforma e não compartilhados do YouTube.

Essa categoria oferece 3 métricas para análise: Principais vídeos, Minutos de visualização e visualização por, pelo menos, 3 segundos.

A primeira delas define os vídeos mais assistidos da página, ou seja, aqueles visualizados por mais de 3 segundos.

Já os Minutos de Visualização apresentam os minutos assistidos em um determinado período, divididos entre atuais e os da última semana.

A última métrica dessa categoria mostra quantas vezes os vídeos foram visualizados por mais que 3 segundos, também nos últimos 7 dias.


Faça um acompanhamento frequente das métricas da sua página do Facebook, essas medidas podem evitar problemas e ajudam na rápida tomada de decisão.

Você precisa estudar seu conteúdo, conhecê-lo e entender o seu público para garantir o sucesso da sua página.

Agora que você sabe um pouco mais sobre as métricas do Facebook, acompanhe o blog da Agência Sala 4.

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