5 Principais erros ao usar o funil de vendas

Marketing Venda

Você já sabe como funciona o funil de vendas e como ele pode ser aplicado no seu negócio, trazendo resultados e melhorias. Mas será que você sabe quais os principais erros no funil de vendas e como evitá-los? Saiba que é preciso manter o funil de vendas em constante atualização. Mas se você não sabe ainda quais são os principais erros no funil de vendas, confira abaixo a lista com os principais erros no funil de vendas.


1.O primeiro grande erro: Deixar de investir em CTAs

Quando falamos na navegação e na experiência do usuário ao acessar o seu site, muitos esquecem a importância de criar bons CTAs, os call to action que instigam seus usuários a realizar a ação proposta, seja realizar o download de um material gratuito, realizar um cadastro para receber promoções sobre determinado produto ou curso, ou mesmo para realizar a compra de algo. Oriente os seus leads em cada parte do processo, lembre-se que eles não estão preparados para a conversão em um primeiro momento, é preciso encorajá-los, tirar todas as suas dúvidas, oferecer insights e encontrar soluções para ele.


2.Negócios despreparados para futuros clientes

Imagine que você precisa apresentar o seu negócio para um possível cliente: provavelmente você montará uma apresentação da sua empresa e deixará tudo preparado para o momento da apresentação. No entanto, quando falamos de negócios digitais, seu site é o seu portfólio e seu ambiente de trabalho e não ter isso em mente caracteriza um dos erros no funil de vendas. Por isso deve ser organizado, de fácil navegação, carregamento rápido e ter disponível a versão mobile.


3.Não definir a persona

Lembra que a pouco tempo falamos para você o que é a persona do seu negócio e como montar uma? Se não lembra, clique aqui para ler nossas dicas. Esse erro no funil de vendas pode ser fatal para o seu negócio. Imagine que você está em uma apresentação de teatro infantil e de repente um senhor de meia idade é chamado ao palco para uma brincadeira (ainda infantil). Essa cena parece errada, não é mesmo? E é a mesma coisa que acontece quando a persona não é definida. Você estará escrevendo ou vendendo para todo mundo e, por mais tentador que isso pareça, é uma estratégia falida. Isso porque sem definir a persona do seu negócio – o interessado que de fato clicará nos seus CTAs, realizará a leitura e efetivará a compra – ele estará fadado a ter um alto número de acessos, mas pouco engajamento e ainda menos conversões.


4.Pular steps do funil de vendas

A jornada de compra é longa e nem todos possuem paciência para acompanhá-la, no entanto não existe uma fórmula mágica para encher o seu site de pessoas interessadas na conversão. Para não cometer esse erro no funil de vendas é necessário estar pronto para esclarecer dúvidas e acompanhar o lead que está hesitante para que ele não se perca no caminho. Tenha claro todos os steps do funil e esteja pronto para apoiar os seus leads.


5.Achar que só a conversão importa

Não estamos falando que a conversão não é importante, mas você deve saber que um lead que fez a conversão em comprar não é sinônimo de que seu trabalho com ele está finalizado. Essa é apenas a primeira parte da sua jornada, após a conversão você deve continuar presente para qualquer assunto relacionado ao pós-vendas e também precisa “nutrir” o seu lead para que ele retorne para mais conversões.

Além de tudo o que falamos aqui, é importante ter paciência durante todo o percurso, analise os dados das campanhas realizadas, elabore estratégias de acompanhamento de leads, esteja presente e não abandone o funil de vendas. Não cometa o erro de comparar o seu negócio ao do seu vizinho, principalmente se ele for um negócio de grande porte e renomado no seu nicho de mercado. Não se compare e não tente competir, você estará desperdiçando energia e dinheiro.

Gostou das dicas que você leu hoje? Então continue de olho no blog da Agência Sala 4 para saber o que você deve ou não fazer no seu negócio.

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