Persona: o que é e como montar?

Business Digital Marketing

Se você acessar qualquer site de marketing digital e buscar informações sobre como definir o público-alvo, provavelmente encontrará diversos materiais falando sobre personas. Mas o que são essas personas que tanto são citadas em sites de marketing digital?

Personas são representações de um cliente ideal para o seu negócio. 

Não entendeu? Vamos dar um exemplo muito prático:

Digamos que você tem uma loja brinquedos infantis educativos. Sendo assim, a persona da sua empresa serão crianças entre 4 e 10 anos, em idade escolar que estejam aprendendo a somar números. Basicamente, personas são representações fictícias das pessoas para qual o seu negócio está voltado. Com outros segmentos seguimos a mesma lógica, a persona do seu negócio guiará as estratégias e toda a criação de conteúdo do seu negócio.

Público-alvo e persona: você sabe qual a real e diferença?

Por mais que os dois conceitos tenham alguma semelhança, existem algumas particularidades que tornam os dois fatores que dificultam a distinção entre eles, mas uma coisa é fato para os dois grupos: eles não significam a mesma coisa.

O público-alvo é mais abrangente e normalmente é definido como: homens e mulheres, com ensino médio completo, de 30 a 49 anos, solteiros e com renda mensal média de 2 salários mínimos. Pretendem ser promovidos e pagar uma faculdade.

Já a persona seria definida como: Maria, 36 anos, não possui graduação, mas almeja uma promoção. Com a promoção de cargo, Maria pretende ingressar na faculdade de Administração.


Como montar uma persona para o meu negócio?

Montar uma persona exige estudo do mercado e análise profunda do modelo de negócio. A elaboração deste perfil depende de dados reais, como localização, moradia, idade e outras informações que você conseguirá no censo demográfico. Além desses detalhes, existem alguns outros fatores que podem ajudar (e muito!) sua estratégia: crie histórias para cada personagem, como motivações que o fariam comprar, ou não, o produto. A criação de personas, conforme já dito, auxilia a entender o público alvo de forma prática e rápida, principalmente para entender um cliente indeciso ou potenciais compradores. Se você já possui uma base de clientes, inicie sua definição de persona pelos dados que já possui.

Lembre-se que é importante dar atenção não apenas aos clientes que demonstram satisfação com os serviços que você e sua empresa oferecem, mas sim aqueles que também demonstram insatisfação, afinal, eles também podem lhe mostrar pontos de melhoria e desafios no seu negócio.

Conseguiu entender um pouco melhor a diferença entre esses dois conceitos amplamente utilizados no meio da comunicação? Continue acompanhando o blog da Agência Sala 4 para saber todas as novidades e dicas para o seu negócio.

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