O que é nicho de mercado?​

Business Marketing

Imagine este cenário: na sua família quase todos trabalham com confecção de roupas. Sua avó trabalha com uniformes, sua tia com roupas femininas, uma prima trabalha com alfaiataria e você trabalha com vestido de noivas.

Tudo o que acabamos de mencionar são nichos de mercado. Podem ser considerados segmentos pouco atendidos, oferecendo oportunidades ocultas para quem trabalha no ramo. Um bom exemplo que, apesar de sua expansão nos últimos anos ainda é um nicho restrito, são os segmentos alimentares para pessoas com restrições alimentares, como intolerantes à lactose, celíacos e vegetarianos, por exemplo.

Mas qual a real importância de encontrar o seu nicho de mercado? Ou mesmo como saber se você está atuando em um nicho correto? Se você está iniciando seu negócio agora, é importante descobrir o seu nicho antes de elaborar uma estratégia.

No entanto, para aqueles que já atuam em um nicho consolidado, é imprescindível ter a mente aberta para as constantes mudanças do mercado, pois pode ser necessário fazer adaptações no seu negócio.

Continue lendo este post para saber mais sobre o nicho de mercado e como fazer o mapeamento da sua empresa.

Segmento e nicho de mercado

Um erro muito comum é confundir ambos e empregá-los como sinônimos. O primeiro remete a uma parcela de consumidores que já são conhecidos e sabem exatamente suas dores e necessidades. Neste caso, um nicho de mercado é uma parte de um segmento.

Achou confuso? Vamos explicar um pouco melhor! A área da alimentação é ampla e possui muitos segmentos explorados, como padarias, restaurantes e muitos outros.

Cada segmento possui um perfil específico de consumidores, representados por uma persona. Se um consumidor do segmento de alimentação busca novidades em alimentação saudável e restritiva. A busca por produtos e alimentos saborosos e restritivos a um preço acessível tem aumentado.

Logo, se essas pessoas não encontram o que procuram, suas necessidades não são resolvidas, suas dores não são sanadas e isso cria a possibilidade de uma nova persona, com oportunidades de expansão do negócio, criando assim um novo nicho de mercado.

Conheça o mercado para definir um nicho

Se você define um segmento generalista, se tenta agradar a todos pode acabar não agradando ninguém e perder espaço no mercado. Ao divulgar sua empresa para o público, é importante lembrar que os consumidores dos seus produtos serão impactados por dezenas de outras empresas semelhantes.

Mas se você focar seus esforços na divulgação para o público do seu nicho de mercado poderá realizar uma estratégia de comunicação mais assertiva.

Pesquise o seu mercado para saber qual a comunicação será mais eficiente, como atingir o seu público e conseguir conquistar sucesso no seu negócio. A primeira coisa é encontrar um nicho com o menor número de concorrentes, afinal esse é o principal ponto para encontrar o nicho de mercado do seu negócio.

Outro ponto a analisar no mercado, após a concorrência, é saber qual a margem de valores você poderá trabalhar. Optar por um negócio com baixa concorrência lhe dará a possibilidade de conseguir uma margem de lucro maior, ainda que tenha menos vendas no mês.

Para identificar seu nicho de mercado é necessário gravar 4 dicas básicas, a primeira é saber com qual mercado você deseja trabalhar. Opte por algo pelo qual você tenha paixão, pois ela garante que você tenha vontade e não desanime com o trabalho. Feito isso, identifique um problema para o qual você tenha uma solução ou uma ideia de como resolver. Procure na internet sobre temas que lhe interessam e anote seus insights.

Antes de investir de fato é importante avaliar seus conhecimentos sobre o assunto, observar a demanda pelo seu produto, serviço ou solução e, por fim, avaliar seus concorrentes, como eles agem, como atuam, vendem, etc.

Agora você sabe o que é um nicho de mercado, como identificar e criar o seu. Faça sua empresa crescer investindo no lugar ideal. Acompanhe os artigos da Agência Sala 4 para saber muito mais dicas para o seu negócio.  

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